segunda-feira, 22 de maio de 2017

O melhor cônjuge do mundo

“Que é o teu amado mais do que outro amado?”

Um tempo atrás, eu estava estudando as Escrituras e fiquei demoradamente meditando nas palavras de Cantares 5:8-6:1. A cena toda é simples, mas o ensino é profundo, atual e necessário. As “filhas de Jerusalém” perguntaram à esposa o que é que o esposo dela tinha de tão especial que fazia dele “mais amado do que outro amado”. Ela, então, começou a dar uma descrição detalhada das características positivas dele. Como resultado, as outras mulheres ficaram impressionadas e também desejaram busca-lo e desfrutar da companhia dele.

A lição simples, profunda e necessária deste texto é a seguinte: o que você diz a respeito do seu cônjuge para outras pessoas, será exatamente o que as outras pessoas dirão a respeito do seu cônjuge. Se você tem o costume de reclamar do seu esposo ou esposa para seus pais, amigos ou vizinhos, certamente eles não terão uma boa impressão a respeito da pessoa com quem você casou. O contrário também é verdade. Se você costuma dizer coisas positivas a respeito do seu cônjuge para seus pais, amigos e vizinhos, é bem possível que eles considerarão você uma pessoa privilegiada por ter se casado exatamente com quem se casou. Fazer isto não tornará o seu cônjuge perfeito, mas poderá diminuir muitos dos problemas que são causados no casamento por causa de comentários de outras pessoas, e que você mesmo incentivou.

Aconteceu algo curioso comigo uma vez. Eu estava visitando uma igreja com a minha família e, quando levantei para falar publicamente, os apresentei e disse que eu tinha me casado com a mulher mais linda do mundo. No intervalo, quando fomos todos almoçar, um irmão viúvo, idoso e muito experiente sentou-se à mesa conosco e disse: “Você cometeu um erro numa das coisas que falou”. Fiquei apreensivo! O que eu teria dito de errado a ponto de merecer um “puxão de orelha” daquele irmão que eu respeito? Ele, então, explicou: “Você não casou com a mulher mais linda do mundo. A minha esposa era a mulher mais linda do mundo!” Todos nós começamos a rir, e naquele dia aprendi mais uma lição com aquele irmão. Enquanto eu considero a minha esposa a mais linda do mundo, ele considerava a dele a mulher mais linda do mundo.

Talvez este episódio ajude a ilustrar o que eu estou tentando dizer. Se você começar a olhar o seu cônjuge como a pessoa mais linda e adequada do mundo, certamente nenhuma outra pessoa será considerada capaz de tomar o lugar do cônjuge que você ganhou de Deus. E se você se esforçar para falar aos outros o melhor que há no seu cônjuge, certamente ouvirá outras pessoas falando o melhor do cônjuge deles para você também. Ensinar pelo aspecto positivo tem bem mais valor do que pelo aspecto negativo.

Ah, e só para esclarecer: eu não concordo com aquele irmão que respeito. Na minha opinião, a minha esposa continua sendo a mais linda do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário